Translate

quarta-feira, 25 de abril de 2012

HISTORINHAS DA ESCOLA: Pergunte certo!

A turma era de segundo ano do ensino fundamental de nove anos. Selecionei uma atividade do livro didático de matemática para as crianças fazerem, na qual deviam resolver as contas de subtração com reagrupamento de dezenas e depois pintar de acordo com uma legenda de cores. Tudo pintado formava uma borboleta. Enquanto faziam, sentados em grupos, eu chamava criança por criança na minha mesa para “tomar” leitura de texto. Com o ouvido no leitor e o olho na turma, observei que sabiam fazer os procedimentos que envolviam o algoritmo. Alguns optavam por logo pintar, outros deixaram para pintar tudo no final. A aula acabou e o que sobrou ficou para tarefa de casa. No dia seguinte, passo nas mesas dos alunos para analisar a realização das tarefas e encontro o livro do Marcos com os resultados certos e pintados de acordo com a legenda, sem a “conta”. Como sempre faço, perguntei: __Alguém te ajudou no tema de casa, Marcos? __ Não. __Usou calculadora? __Não. __Está muito bom. Ele se virou, porque eu já ia indo pra mesa seguinte, e me contou todo animado: __ Sabe, lá no celular da minha mãe tinha um troço de fazer continha e eu usei! Vários alunos e alunas também me disseram que usaram o “troço” de fazer continhas do celular. Eu ri. Claro, eu não tinha feito a pergunta certa!!