Translate

quinta-feira, 22 de março de 2012

Historinhas da Escola -

Na turma do segundo ano havia um menino sem sossego. Não é que atrapalhasse a aula toda, mas não conseguia fazer amigos; era o tipo de criança que queria estar com os colegas, mas suas atitudes, gestos, falta de limites, os repelia.
A professora buscava sempre colocá-lo nos grupos, mediar as ações, intermediar as disputas e manter o canal de conversa sem obstruções, mas era praticamente em vão. O que dava certo num dia, no outro já não dava mais. Mesmo insistindo em manter o menino sentado em dupla ou em grupos, como o restante da turma, depois de meia hora do início da aula chegava achar injusto obrigar qualquer criança a aturar o menino. Felizmente, tanta inquietude não impediu a aprendizagem da leitura e da escrita.
No mês de setembro a turma realizou um passeio de estudos e integração no zoológico.
Ao descerem do ônibus, alunos e alunas foram orientados a levar as mochilas com o lanche, pois não retornariam ao ônibus para buscá-las, devido à distância.
Depois de uma hora e vinte de caminhada e paradas nas jaulas dos animais, a turma acomodou-se na grama para o lanche, sentando-se sobre as toalhas e colchas que haviam trazido. Começa o piquenique com troca de lanches; muitos já tinham tomado toda água e refrigerante ou suco que haviam trazido.
Eis que o menino tira da mochila um refrigerante de dois litros, uns dez copos e pede à professora que abra:
__ Trouxe refri pra todo mundo! – avisa os colegas com um grande sorriso.
A professora compadeceu-se dele pelo peso que carregara, sem ter avisado, para que pudesse dividir com ele durante a caminhada. Ficou feliz por ter sempre mediado as relações dele com os colegas, pois ficou evidente o desejo de fazer parte daquele grupo através da pré-ocupação com o refrigerante para todos e o desejo de partilha, apesar dos desentendimentos que já haviam ocorrido na primeira etapa do passeio.


No ano seguinte, quando levou outra turma ao mesmo zoológico, a professora perguntou:
_Alguém está com refrigerante de dois litros na mochila?
E dividiu com as três meninas a tarefa de carregar o refrigerante que seria dividido mais tarde com o grupo...